No Sul da França, Marselha e o Castelo de If

Hoje vamos falar de um lugar mágico que fica no Sul da França: Côte d’Azur. O local fica em Marselha, que foi a primeira capital francesa. Trata-se da mais antiga cidade da França. É a terceira maior e a segunda mais populosa. O porto de Marselha é apontado como a porta de entrada para o mundo árabe e um dos cartões-postais mais conhecidos da Europa. De longe, pode-se avistar a famosa Basílica de Notre Dame de la Garde. Essa igreja tem significativa importância para a cidade por abrigar a imagem da Virgem Maria, protetora da cidade. O templo data de 1852.

Marselha tem 2600 anos de existência. A cidade abriga o Castelo de If ou melhor Château d’If em francês , famoso na obra de um dos maiores escritores de todos os tempos: Alexandre Dumas, em sua obra “o Conde de Monte Cristo”. O castelo, foi construído entre 1527 e 1529. Transformada em prisão do Estado a partir do século XVII, o castelo foi desativado duzentos anos depois. Até 1950 um guarda do farol e a sua família ainda viviam na ilha. O forte passou a ser uma das grandes atrações turísticas da França.

Na obra que tornou célebre o castelo, Alexandre Dumas narra, em colaboração com Auguste Maquet, a história de Edmond Dantès, um marinheiro de 19 anos que é preso sob falsa acusação de ser espião de Napoleão Bonaparte, em 1815. Trata-se de um complô entre três pessoas interessadas: o juiz de Villefort, Danglar e Fernand Mondego. Após 14 anos na prisão do Castelo, Edmond consegue fugir, angariando uma grande fortuna. A prisão do Castelo tem três torres e três andares.

Outras obras que tiveram como pano de fundo o Castelo de If, são: O cavaleiro da máscara de ferro e Os três mosqueteiros, também de Dumas. Nota-se que o autor descreve com riqueza de detalhes as partes do castelo, o que fez de minha viagem algo ainda mais instigante. Na saga Os três mosqueteiros, um prisioneiro (irmão gêmeo de Luis XIV) é obrigado a usar uma máscara de ferro. No cinema, tal personagem foi interpretado por ninguém menos que Leonardo di Caprio.

Na ocasião, aproveitei para degustar um cuscuz árabe. Saindo de Marselha, o próximo passo foi ir até o Boulevard Kennedy, onde a coloração do mar é simplesmente deslumbrante.Foi uma viagem literalmente memorável explorar esta belíssima região no Sul de França !

Artigo Luis Oblanche – Colaboração Nathan Sousa.

Assista a reportagem completa que foi ao ar na TV

Sobre o Autor

Oblanche
Oblanche

Brasileiro piauiense residente na Europa, poliglota autodidata, editor de entretenimento com paixão por filmagens desde a produção a apresentação final.