Stratford-Upon-Avon: a cidade natal de William Shakespeare
Stratford-Upon-Avon é a cidade onde nasceu o mais conhecido britânico de todos os tempos: William Shakespeare. Entre outras obras, ele é o autor de Romeu e Julieta, de Hamlet, de Otelo o Mouro de Veneza, de Júlio Cesar, de o Rei Lear, da Megera Domada, de Ricardo III, dos Dois Cavalheiros de Veneza, e tantas e tantas outras obras primas, verdadeiros patrimônios da humanidade.Visitar essa cidade dá asas a nossa imaginação. Fiquei pensando que estava percorrendo os mesmos caminhos que o autor de Hamlet, percorreu durante a vida. Respirando o mesmo ar.
Lembrei imediatamente da mais famosa do príncipe Hamlet: “existem mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia”. Este é o sentimento que surge, na pequena e simpática, Stratford-Upon-Avon.Numa praça da cidade existem quatro estátuas, homenageando personagens de suas obras. Logicamente Hamlet, e ainda Lady Macbeth, Falstaff e o Príncipe Hal. A cidade surgiu às margens do rio Avon, como mercado de compras e vendas de ovelhas. E a casa de Shakespeare continua preservada. É um dos pontos de maior atração turística.
O ator britânico Douglas Booth interpretou Romeu no filme Romeu e Julieta (2013) mais uma adaptação de um dos romances mais conhecidos do escritor. William Shakespeare influenciou a língua inglesa de tal forma que muitos de seus termos e frases são usados até hoje tais como: “For goodness sake” Pelo amor de Deus”, em Henrique VIII; “Break the ice” “Quebrar o gelo”, em A Megera Domada; “Fashionable” “Elegante”, em Tróilo e Créssida. Para encerrar, uma dica de visita: a Igreja da Santíssima Trindade, em Stratford-Upon-Avon, local onde os restos mortais de Shakespeare, estão enterrados. Texto Luis Oblanche – Colaboração Ronald Thompson
Assista a reportagem completa que foi ao ar na TV.