Baker Street de Londres o Lar do famoso detetive Sherlock Holmes
Quem nunca ouviu falar de Sherlock Holmes? É difícil encontrar uma pessoa no Planeta que não conheça o mais famoso detetive da história. Ele e seu fiel ajudante, Dr. Watson. Interessante é que Holmes e Watson nasceram na imaginação de um escocês: Arthur Ignatius Conan Doyle. Apesar de médico por formação, não foi nesta nobre ciência que ele ganhou notoriedade. Conan Doyle será lembrado para sempre, pelas histórias de Sherlock Holmes. Eu tive o privilégio de conhecer a Casa de Holmes, que fica na Rua Baker, nº 221 B, em Londres. O museu é absolutamente encantador. As peças de época e todos os equipamentos utilizados pelo detetive estão lá: o violino, o cachimbo, o boné, o aparelho de chá, os livros, os manuscritos e os principais personagens feitos de cera (como Watson e a Senhora Hudson) compõe o ambiente cheio de magia.
No cinema os filmes feitos com Robert Dowley Jr, interpretando Holmes, e Judi Law, interpretando Dr. Watson, são magníficos. Por sinal, quero deixar registrado que já tive a oportunidade de me encontrar com ambos, sendo recebido com máxima simpatia. Obrigado! Ao escrever suas histórias Arthur Conan Doyle usou um endereço que realmente existia, nesse caso a Bake Street usando assim um um número imaginário para a casa de seu personagem, mas após sua morte com a amplicação da rua o endereço 221 B Baker Street passou realmente a existir.
Outro ator que bem encarnou o personagem foi o britânico Benedict Camberbatch, cuja atuação recebeu muitos aplausos, tanto do público, quanto da crítica. Fico pensando: Conan Doyle era médico por formação, assim como Dr. Watson e Sherlock Holmes era detetive, com profundo conhecimento em medicina. Não seriam Holmes e Watson um só personagem? Quem? Elementar meus caros leitores: o próprio Conan Doyle. Indo até Londres, não deixe de visitar o Sherlock Holmes Museum. Garanto que vai ter uma experiência única: viajar no tempo, através do ambiente e da arquitetura formidável.
Artigo Luis Oblanche – Colaboração Ronald Thompson
Assista a reportagem completa que foi ao ar na tv.